Produção de Texto - Língua Portuguesa para o 6.º C / 6.º E
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Luciene
Turmas: 6.º C / 6.º E
Semana 02 – Aula 03 – 25 / 05 / 2020
Tema: Família
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
História meio ao contrário (Ana Maria Machado)
“... e então eles se casaram, tiveram uma filha linda como um raio de sol e viveram felizes para sempre...
Tem muita história que acaba assim. Mas este é o começo de nossa história. Quer dizer, se a gente tem que começar em algum lugar pode muito bem ser por aí . Vai ser a história da filha desses tais que se casaram e viveram felizes para sempre. E a história dos filhos começa na história dos pais. Ou na dos avós, bisavós, tataravós ou requetatataravós - se alguém conseguir dizer isso e se lembrar de todas essas pessoas. (...)”
1.º) Após a leitura do texto, responda:
a) Qual o assunto principal do texto? O assunto principal do texto é sobre os pais, sobre família.
b) Você acha importante saber a história de nossos antepassados? Por quê? RESPOSTA PESSOAL – SUGESTÃO: Sim, eu acho importante saber da história dos meus antepassados pois assim conheço mais sobre a minha família.
c) Você acha importante conhecer a história de seus antepassados? Por quê? RESPOSTA PESSOAL – SUGESTÃO: Sim, eu acho importante porque tem parentes que não conheci e assim eu conheço mais da sua história.
d) Como é sua família? RESPOSTA PESSOAL (Você aqui vai falar da sua família, como ela é, quem são etc.) – SUGESTÃO: Minha família é composta por meus pais e meu irmão, fora meus demais parentes. Minha família é unida, divertida, gosta de fazer as refeições juntos.
e) Você sabe como começou a sua história da sua família? Se não souber, pergunte a alguém da sua família e escreva sobre como sua família foi começou: RESPOSTA PESSOAL (Você aqui vai falar da história de como começou a sua família, se não souber, pergunte a seus pais ou responsáveis.) – SUGESTÃO: Minha família começou quando meus pais estudavam juntos, namoraram, noivaram e casaram. Depois, foram morar no Rio e lá eu nasci. Anos depois, nasceu meu irmão e com pouco tempo viemos novamente para Rio Tinto morar aqui.